Material para iniciar - Scrapkbook
Olá meninas então perguntei as meninas do grupo Portugal Swaps sobre o que é que elas gostavam que eu falasse e sugeriram em falar sobre qual o material eu acho importante para quem vai iniciar, e eu vou tentar vos dizer um pouquinho da minha experiência espero não divagar pois eu já não vivia sem nenhum dos materiais que tenho!
Então essencial para fazer um postal, um atc que será o mais básico na área de scrapbook/papéis e algumas dicas para economizar para conseguir comprar mais materiais.
* Básicos, Tesoura, x-ato e base de corte, no meu caso que não me ajeito com tesoura e x-ato comprei logo uma cizalha e não tinha base pois não usava o x-ato mas para quem usa é essencial a base de corte. Aguarelas, lápis de cor, o material escolar básico.
* Papéis, Alguns papéis de scrapbook com o tema que querem fazer e cartolinas simples. Quem tem impressora pode imprimir folhas com padrão em vez de comprar folhas de scrapbook.
* Acessórios, Stickers e pré cortados mas mais uma vez quem tem impressora pode escolher imagens da net e recortar, pérolas, botões, fitas washis são acessórios que acabamos sempre por usar no início comprei os acessórios mais básicos para servirem em todos os projetos :)
* Carimbos, para mim que sou viciada e tenho mais de 100 modelos diferentes é difícil dizer para arranjarem um ou dois, mas há uns mais essenciais, como por exemplo com frases ou mesmo o abecedário, fica sempre bem uma frase nos atc e postais, podem imprimir e cortar mas o carimbo dá um toque diferente para isso necessitam de alguns modelos, se gostam de bonecas, animais, escolham um que usariam mais, um com frases ou abecedário e um com padrões e molduras são o tipo de carimbos mais essenciais para iniciar estes projetos. Precisam de almofadas de tinta preta pelo menos, eu uso de tinta permanente pois seca rápido e não sai com água, por exemplo se quiserem pintar com aguarelas, só mancham com álcool. Precisam também de bases de acrílico para carimbar é o essencial. Para mim é essencial uma plataforma de carimbar a minha foi construída por mim e no fim explicarei esta parte.
* Cola, há diversos tipos de cola, pedaços de papeis grandes o que fica mais "clean" é a fita de dupla face, alguns pormenores uso cola de silicone, mas se só pudesse ter uma escolhia a cola branca.
*Ferramentas, para começar só necessitam de instrumento de corte, tesoura e x-ato ou cizalhas mas tendo possibilidades, estas são as ferramentas que acho muito úteis, sizzix, stamping tool, fuse tool. Há muitas mais mas para o início acho que estas são as 3 a investir.
- Sizzix para uma maior variedade de cortes
- Stamping Tool, eu gosto de carimbadas direitinhas e sem falhas o que por vezes é dificil logo na primeira carimbada, com a stamping tool (plataforma de carimbar) consegue precisamente passar no mesmo local.
- Fuse tool, a fuse é uma ferramenta para fazer bolsinhas de plástico, usadas por exemplo para
fazer skaker, seja bookmarker ou postais dá sempre para uma variedade de trabalhos.
** Como poupar e ir comprando os materiais aos poucos**
Eu por norma faço listas, e vou deixando para trás aquilo com que me consigo desenrascar sem, por exemplo durante muito tempo usei esponja de cozinha em vez dos acessórios próprios para as almofadas de tintas, pois conseguia substituir, outra coisa que ainda não gastei foi numa plataforma de carimbar, mas é para mim uma ferramenta essencial pois eu uso muito carimbos, eu fiz a minha própria plataforma com uma moldura que abre a meio como isto há várias maneiras de substituir e continuar a criar até conseguirmos comprar novas ferramentas. E assim conseguimos ir comprando outras coisas que não conseguimos criar.
Outra maneira de poupar é com a impressora, há muitos kits digitais gratuitos na internet, e nós costumamos comprar folhas e mais folhas que vão ficando guardadas, podendo imprimir o que vamos apenas usar e diminuindo assim gastos desnecessários.
![]() |
Postal feito a base de carimbadas e pintado com canetas |
![]() |
mica para embelishments feita com a fuse |
![]() |
postal com shaker feito com papel de scrapbook, impressões e lantejoulas |
![]() |
Mini Albúm Pop up, feito com papeis de scrap e impressões Tutorial: https://youtu.be/giTQid2yb9c |
![]() |
Mini Albúm Pop up, feito com papeis de scrap e impressões Tutorial: https://youtu.be/giTQid2yb9c |
![]() |
Bookmarker shaker feito com a fuse, carimbos e cartolina |
O fator mais importante para criar e poupar é imaginação, há tanto que pudemos usar que por vezes deitamos fora, por isso com uma imaginação fértil, e mesmo pouco material conseguimos criar coisas espetaculares. Basta tempo e termos prazer no que fazemos!
Faltou sim falar das distress ink :) eu não adicionei no material a comprar no início porque há inúmeras cores e no início não temos a noção correta do que precisamos e na minha opinião é algo que pode aguardar um pouco apesar de eu utilizar em quase todos os trabalhos, as cores que comprei de início pouco uso, apenas as de envelhecimento que foram umas das primeiras, pois faz o meu estilo. Se o orçamento der comprem tentem escolher cores que gostem mesmo, mas se for apertado e tiver que ir por partes aguardem um pouco as tintas :)
ResponderEliminarEu só acrescentaria no material básico, para quem usar o x-acto, uma régua metálica, porque as de plástico irão ficar com "barrigas", isto é, o x-acto vai comendo a régua de plástico e vai deixar de fazer cortes direitos e passar a fazer cortes com algumas barrigas. Uma régua metálica é a melhor forma de evitar estas barrigas no papel. E o preço é bastante acessível.
ResponderEliminarTens toda a razão eu pouco uso x-ato mas comprei a régua para se fosse necessário por isso mesmo.
Eliminar